terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Irerê - Dendrocyna viduata


Irerê - Dendrocyna viduata

O Irerê é uma ave anseriforme da família Anatidae. Também conhecido por paturi, marrecão (Rio Grande do Sul) siriri, marreca-viúva, marreca-piadeira e na região de Pombal Paraíba é conhecida como marreca-viuvinha.
Seu nome significa: do (grego) dendros = árvore; e cygna, cygnus = referente ao cisne; e do (latim) viduata, viduare, viduus = viúva, em luto, enlutada). ⇒ (cisne de luto que pousa nas árvores).

Provavelmente nosso pato mais bem conhecido, seja pela sua beleza, pelo fato de se aproximar muito das áreas urbanas e pelo seu canto típico. É a sua vocalização que lhe empresta o nome irerê ou paturi, muito agudo e alto, lembrando o barulho de alguns apitos ou o som de brinquedos de borracha.

Características

A máscara branca na face contrastando com o pescoço negro e o bico chumbo torna esta espécie inconfundível. O peito é castanho e o resto do corpo é finamente estriado em branco e preto. Quando em vôo é possível ver as asas escuras.

Alimentação

Assim como outros marrecos alimenta-se basicamente de plantas submergidas e gramíneas nas margens dos lagos, mas também come invertebrados aquáticos, pequenos peixes e girinos.

Reprodução

O ninho é construído no chão. A fêmea bota de 8 a 14 ovos, sendo que o macho pode ajudar a chocar. Ambos cuidam dos filhotes.

Hábitos

É encontrado em quase qualquer corpo d'água ao longo de sua ampla distribuição que vai da Argentina até a América Central e curiosamente também ocorre na África Ocidental. Pode ser encontrado até mesmo em lagos poluídos. É mais ativo nos crepúsculos e a noite. Não é raro ouvir o piado desta ave a noite sobrevoando até mesmo grandes cidades em bandos. Chega a formar bandos de várias dezenas de indivíduos, principalmente durante as migrações sazonais que realiza no sul do país.

Distribuição Geográfica

Presente em todo o Brasil.
Referências

http://www.wikiaves.com.br/irere

SANTIAGO, R. G. Irerê ou Paturi (Dendrocygna viduata) Guia Interativo de Aves Urbanas, 06 dec. 2006. Disponível em: <http://www.ib.unicamp.br/lte/giau/visualizarMaterial.php?idMaterial=371>. Acesso em: 06 mai. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário